Ao assistir a uma palestra do diretor de RH de uma multinacional , ele comentou que o brasileiro é conhecido lá fora como reclamão. Todo trabalho que recebe terá algum tipo de reclamação, seja pela quantidade, seja pelo prazo.
Nos meus trabalhos de consultoria, defini as quatro fases da aceitação de Nova tarefa:
1. Fase do agradecimento: nesta fase o nosso personagem se diz feliz pela oportunidade de fazer algo novo, de participar de um projeto de melhoria para o escritório, que “seeempre” quis mudar procedimentos que acreditava estarem errados e que está à disposição total para fazer tudo o que lhe for solicitado.
2. Fase das desculpas: após receber tarefas que precisam ser realizadas para acertar situações confusas dentro do escritório, o nosso personagem começa dizer que não teve tempo de cumprir os prazos, mas que continua muito disposto a ajudar no que for necessário.
3. Fase do choro: ao perceber que virou o gargalo do projeto e que está sendo cobrado, o nosso personagem apela para o choro, literalmente. “Eu não consigo fazer tudo!”; “Eu não vou fazer!”; entre lágrimas e fungadas.
4. Fase da aceitação: resignado e percebendo que não houve comoção pelo choro apresentado; percebendo que se ele não fizer, outra pessoa terá de fazê-lo, ele aceita e faz a tarefa, muitas vezes melhor do que as expectativas que tínhamos quando incumbidos essa missão para ele.
Não seria mais fácil ele aceitar direito e fazer da melhor maneira possível?
0 Comments