Quando iniciamos um empreendimento, precisamos ter claro nosso objetivo, nosso diferencial e a forma de relacionamento profissional entre a sociedade e seus membros
Imaginem a cena.
Certo dia, sócios de um escritório recebem um convite para participar de um evento no exterior. Sem fazer um planejamento, eles pensam que pode ser oportunidade de atrair potenciais clientes internacionais que queiram se estabelecer no país por conta de suas especializações.
Ao participarem do evento aproveitam para fazer inscrições em revistas mundiais de direito, como mais uma maneira de divulgar o nome do escritório. Em síntese, utilizam de todos os mecanismos necessários para que a marca do escritório seja conhecida e torne-se uma opção para potenciais investidores mundiais.
Depois desse período de intenso trabalho, acontece o tão esperado primeiro telefonema do exterior. Ele vem de uma empresa de Hong Kong que conheceu o escritório a partir do contato que um dos sócios fez em Londres, durante um evento do mercado.
O Diretor Jurídico da empresa fala com a recepcionista, a qual não tem a menor ideia do que aquele senhor está falando e, desesperadamente, busca encontrar alguém que possa entender algo.
Sai à procura de um estagiário que disse que morou um tempo nos Estados Unidos e “sabe se comunicar”. Este pega o telefone e o Diretor, já nervoso e desconfiado da espera, pergunta pelo sócio que conheceu. O Estagiário consegue se comunicar de forma rudimentar explicando que no Brasil são 8 horas da manhã e apenas ele e a recepcionista estão no escritório. O Diretor da corporação se cansa e solicita uma apresentação. Porém, quando o estagiário tenta anotar o e-mail, a situação fica ainda pior e o Diretor desiste e desliga.
Como disse Elmer G. Letterman “Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE.”
Infelizmente, os sócios desse escritório se esquecerem do principal: pelo menos contratar uma recepcionista que fale inglês. Mas, como eles executaram ações sem planejamento, as consequências passam a ser imprevisíveis.
Situações como essa são resultados do fato de que, com o tempo, estabelecer a Missão, a Visão e os valores da empresa transformou-se em uma questão de Marketing, mais do que uma ferramenta de gestão. Isso porque muitas empresas, durante a implantação do sistema ISO 9002, se sentiam “obrigadas” a redigir frases para pendurar na recepção.
Da mesma maneira, muitos escritórios entendem que redigir frases com a identidade organizacional os aproxima de seus clientes ou potenciais clientes. Muitos destacam essas frases nos seus sites, sendo que há sócios de escritórios que nem sabem que elas estão lá, pois foram confeccionadas pelo desenvolver do mesmo.
Consideram que as frases são um fim em si mesmo, e que o trabalho terminou com a sua divulgação.
Esquecem que elas são ferramentas de gestão e que serão por elas que o escritório deverá estabelecer: sua política de contratação, política de remuneração, plano de carreira, a abertura de novas áreas, investimentos em treinamentos, política comercial, estratégia de atuação com clientes e com o mundo jurídico e sua estratégia de marketing.
Enfim, deixar de estabelecer “Aonde se quer chegar” pode fazer o escritório perder o foco. Não saber “Como queremos ser reconhecidos” ou ”Qual é o seu diferencial”, pode fazer com que ele não tenha uma identidade. E não definir “No que acreditamos como forma de trabalho”, fará com que cada membro trabalhe de uma maneira própria.
Com isso os sócios passarão o tempo apagando incêndios e administrando o dia-a-dia. Função que não é de gestores, mas sim de auxiliares.
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