O paradoxo entre odiar fazer gestão do negócio e fazer um trabalho que exige gestão sistemática.


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“Os advogados não sabem fazer gestão.”

Esta frase é muito comum quando falo de administração de escritórios de advocacia.

O mais interessante dessa história é que o advogado é treinado na faculdade a conhecer e administrar todas as fases de um processo.

Desde a entrada do cliente trazendo o caso para o escritório, passando pela análise da documentação, provas e alternativas jurídicas para a discussão da lide, chegando as tarefas jurídicas, realização das peças e protocolos necessários para propositura da ação ou dos recursos necessários. Todas as etapas com cumprimento de prazos determinados.

Mesmo o fato de acompanhar o processo, esperando eventuais movimentações que criem necessidades de manifestações, são formas de administração.

Porém, o mais interessante de tudo isso é que o advogado não associa processo jurídico com conhecimento de gestão e diz que não entende nada de como administrar seu negócio

Mas, a definição inicial da palavra “processo” está relacionada com a forma de realizar uma tarefa de maneira continua e organizada.

Portanto, deveria ser simples para um advogado estender a gestão do processo judicial com a administração do seu escritório.

Bastaria ele definir as tarefas necessárias e estabelecer prazos internos para receber as informações. Com isso, ele começaria a definir rotinas administrativas.

Porém, após alguns anos de experiência em consultoria de escritórios me fizeram perceber que o problema não está na gestão e sim na delegação.

Como o advogado foi treinado a realizar todas as tarefas do processo jurídico de maneira individual, ele considera que deverá realizar as tarefas administrativas também sozinho – principalmente quando está no início do escritório – por isso elas se tornam um peso para ele, que as realizar de qualquer maneira.

Mesmo se ele contratar alguém para fazer isso, dificilmente será um profissional que entende de processos administrativos e financeiros, já que ele não dá a devida importância para eles.

Mas, ele não contrataria uma pessoa sem conhecimento processual para cuidar dos processos.

Além disso, uma boa gestão dos processos administrativos pode trazer informações poderosas para o crescimento do negócio.

Como dizia acima, o advogado não sabe delegar. Portanto, quando tem um funcionário específico para a área administrativa ele não sabe o que solicitar, mesmo sabendo o que precisa.

No máximo o que ele faz é solicitar ajuda quando não consegue realizar alguma tarefa administrativa.

É necessário definir as responsabilidades dessa pessoa e buscar desenvolver uma rotina para que ela seja produtiva. Além disso, deve-se sempre estabelecer prazos e períodos para realizar a gestão do escritório. Quando isso acontecer, o sócio perceberá a utilidade de uma boa administração e do quanto ela servirá para o desenvolvimento do seu negócio.

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